Quarta edição do Abril Cultural Indígena começa terça-feira

Com o tema “Educação é um direito, mas tem que ser do nosso jeito”, o 4º Abril Cultural Indígena de 2014 será aberto oficialmente nesta terça-feira (dia 1º de abril), às 18h40, no Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/AM) em Manaus. O evento é organizado pela Secretaria de Estado para os Povos Indígenas (Seind) e parceiros, por meio do Comitê Gestor de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Fundação Nacional do Índio (Funai) e, ao contrário dos anos anteriores,  não terá competições esportivas na capital.

A programação prevê palestras, feira de exposição e comercialização de produtos indígenas, apresentações culturais e treinamento para a retirada de Nota Fiscal Eletrônica (ver quadro abaixo). O objetivo é estimular o reconhecimento e a valorização dos povos e culturas indígenas, com o fortalecimento da identidade e a promoção da sustentabilidade socioeconômica dessas populações no Amazonas.

Além da participação musical da artista Djuena Tikuna, a solenidade de abertura terá a palestra “Contribuição Indígena na Formação da Cultura Amazonense”, que será ministrada pela Gerência de Educação Escolar Indígena da Seduc, com a participação de representantes da própria Seind, Funai, Conselho de Educação Escolar Indígena (CEEI), universidades públicas e privadas, organizações indígenas e Coordenadorias Distritais de Educação.

Em seguida, a organização realizará o lançamento dos concursos de redação e vídeo sobre a temática. A mesma palestra será levada a escolas públicas de Manaus e do interior do Estado, no período de 2 a 30 de abril. Entre os dias 14 e 16 está programada a Feira de Exposição e Comercialização de Produtos Indígenas, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na Avenida Brasil, nº 1335, Santo Antônia, na Zona Oeste de Manaus.

Nota Fiscal

O encerramento das atividades na capital ocorre no dia 16, das 8h às 11h30, no auditório do Centro de Treinamento Padre José de Anchieta (Cepan). Nos dias 22 e 23, porém, os indígenas terão a oportunidade de participar de um treinamento sobre a utilização da Nota Fiscal Avulsa, no horário das 9h às 12h, na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

Interior

O Abril Cultural prossegue no interior do Estado, com a Semana de promoção Cultural e dos Direitos dos Povos Indígenas do Purus (de 15 a 21/04, em Lábrea e Tapauá); Semana Cultural Alusiva ao Dia do Índio (18 e 19/04, nas comunidades Umariaçú 1 e 2, em Tabatinga); Festival Cultural e Esportivo do Povo Munduruku – Terra Indígena Kwatá Laranjal (de 20 a 22/04, em Borba); Semana Cultural Indígena dos Povos Airãoense (25 e 26/04, em Novo Airão); 1º Festival Cultural Indígena de Alvarães (de 25 a 27/04); Festival Cultural Indígena da Comunidade Boa Sorte (de 25 a 27/04, em Beruri); e Jogos dos Povos Indígenas do Vale do Javari (1º de maio, em Atalaia do Norte).

A ação faz parte do plano de trabalho da câmara técnica “Promoção dos Povos Indígenas”, do Comitê de Atuação Integrada entre o Governo do Amazonas e a Funai.

Programação do 4º Abril Cultural Indígena

Manaus

DATALOCALHORA

ATIVIDADE

1/04Centro de Mídias da Secretaria de Estado de Educação (Seduc/AM) em Manaus.18h40Solenidade de Abertura: palestra “A Contribuição Indígena na Formação da Cultura Amazonense”; participação musical de Djuena Tikuna; lançamento dos concursos de  redação e vídeo.
2 a 30/04Escolas públicas de Manaus e interior do Estado.A definirPalestra “A Contribuição Indígena na Formação da Cultura Amazonen-se”.
14 a 16/04Seduc/AMA

definir

Feira de Exposição e Comercialização de Produtos Indígenas.
14 a  16/04Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, em Manaus.A

definir

Feira de Exposição e Comercialização de Produtos Indígenas.
16/04Auditório do CepanA definirEncerramento do Evento.
22 e 23/04Sefaz/AM9h às 12hTreinamento Nota Fiscal Eletrônica Avulsa.

 

Interior do Amazonas  

DATALOCALATIVIDADE
15 a 21/04Lábrea e TapauáSemana de promoção Cultural e dos Direitos dos Povos Indígenas do Purus.
18 e 19/04 

Tabatinga

Semana Cultural Alusiva ao Dia do Índio, nas comunidades Umariaçú 1 e 2.
20 a 22/04BorbaFestival Cultural e Esportivo do Povo Munduruku – Terra Indígena Kwatá Laranjal.
25 e 26/04Novo AirãoSemana Cultural Indígena dos Povos Airãoense.
25 a 27/04Alvarães1º Festival Cultural Indígena de Alvarães.
25 a 27/04BeruriFestival Cultural Indígena da Comunidade Boa Sorte.
1/05Atalaia do NorteJogos dos Povos Indígenas do Vale do Javari.

Fonte: Detno/Seind

Veja também

Segurança da Infraero acusado de matar adolescente está em liberdade. Familiares da vítima revoltado... Reprodução do vídeo gravado por um dos amigos da vítima, no momento do crime.O segurança da empresa Amazon Security, Juliano César Atanabe Azevedo, que estava de serviço numa guarita da infraero, dentro do terminal 2 do Aeroporto Eduardo Gomes (Eduardinho) na ma...
Haitianos e venezuelanos recebem orientações sobre prevenção ao câncer A prevenção ao câncer do colo de útero e as formas de detecção precoce do câncer de mama, foram abordadas durante uma ação educativa, sobre o Outubro Rosa direcionada a um grupo de 40 imigrantes, entre haitianos e venezuelanos, nesta sexta-feira, 20/10, pela manhã, pela ...
Segurança terá mais de 500 servidores em operação para Aniversário de Manaus A Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), vai realizar uma operação de segurança para garantir a tranquilidade da população durante os festejos pelo aniversário de 348 de Manaus. Um efeti...
Jardins substituem lixeiras viciadas em diversos bairros de Manaus Desde o início do ano, 17 novos jardins públicos foram implantados pela Prefeitura de Manaus em 37 bairros da cidade no lugar de pontos que antes eram usados como lixeiras viciadas. O trabalho, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpez...
Boi Manaus 2017 terá 19 horas de festa. Confira a programação, mudanças no trânsito e transporte... O Boi Manaus 2017 vai celebrar os 348 anos da cidade. Foto: Ingrid Anne/Manauscult.Três trios elétricos, mais de 30 atrações e 19 horas de festa. Assim será celebrado os 348 anos da cidade de Manaus, no Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, na zona Oeste, durante ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook