15/04/2012 - 17h36

Artesãos do Amazonas levam Artesanato Sustentável para Itália

Artesanato que será levado para evento, na Itália.

O Amazonas será representado na 76ª Mostra Internacional de Artesanato, na Itália, por seis artesãos do Programa Artesanato Sustentável, desenvolvido pelo Governo do Estado. O evento acontece de 21 a 29 de abril, na cidade de Florença, capital e maior cidade da região da Toscana, onde os amazonenses apresentarão os segmentos de artesanato, cosméticos, moda amazônica e biojoias.

A ação segue determinação do governador Omar Aziz de gerar oportunidades para os profissionais do Amazonas. A ida dos artesãos foi viabilizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Trabalho e Emprego (Setrab) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

A partida do grupo de amazonenses está programada para a próxima quarta-feira, 18 de abril, mas já acende as expectativas dos artistas que, além de divulgarem o potencial criativo do artesanato amazônico, esperam firmar parcerias empresariais nas rodadas de negócios, que acontecerão paralelamente à exposição.

A artesã e designer de biojoias, Rita Prossi, que já se tornou conhecida nacionalmente, pelo fato de produzir joias para artistas de televisão, embarca pela segunda vez consecutiva na caravana amazonense. A edição do ano passado rendeu a Rita uma página inteira na revista italiana de moda “Queen”. Segundo ela, a oportunidade preparou terreno para novas conquistas.

“Desta vez, a ideia é concretizar negociações que iniciaram na edição anterior da mostra. É impressionante o quanto os produtos da Amazônia são bem aceitos pelos estrangeiros, ainda mais quando o objeto traduz a nossa cultura, como é o caso das biojoias.”, comentou.

Cosméticos e moda – A artesã de cosméticos, Liane Dias, que também representará o Amazonas pela segunda vez na Itália, encara o evento como uma missão empresarial. A estratégia dela é transformar a produção dos cosméticos de escala artesanal para a industrial. “O Europeu adora as fragrâncias oriundas de produtos da floresta amazônica, creio que será fácil convencê-los em uma parceria”, reforçou.

Mas não só a ampliação dos negócios enche os olhos dos artistas, o especialista em criar bolsas e roupas utilizando fibras como a juta e malva, Jander Cabral, acredita na troca de experiência, já que a Itália é um dos maiores polos de moda do mundo. “A Itália servirá de inspiração para que os artistas que trabalham com moda perceba qual a tendência europeia. Assim poderemos nos inspirar nas próximas criações”, disse.

De acordo com a chefe do Departamento de Geração de Emprego e Renda da Setrab, Wanessa Santana, Promover os produtos da Região Amazônica, atrair potenciais investidores e possibilitar troca de conhecimentos fazem parte das ações estratégicas da Superintendência da Zona Franca de Manaus(Suframa), que lidera a missão empresarial à região da Toscana.

Relação dos Artesãos
Jander Cabral    – Bijuteria regional, roupas e bolsas regionais
André dos Santos – Eco Joia
Weslei Ramos – Canetas e produtos em marchetaria
Elizeu Souza – Biojoias e vestuários regionais
Rita Prossi – Bijoia, calçados e bolsas regionais
Liane Dias – Fitocosméticos da Amazônia

Um comentário para “Artesãos do Amazonas levam Artesanato Sustentável para Itália

  1. eliane disse:

    Estamos divulgando o site http://www.buzinaqui.com.br destinado a divulgação de trabalhos ligados a arte e cultura brasileira. Focado em modalidades artísticas, reunimos música, moda, dança e arte, visando assim facilitar a visualização dos trabalhos artísticos. Através de uma linguagem simples daremos ao público a oportunidade de conhecer diversos trabalhos artísticos produzidos em nosso País.
    Acessem e divulguem seu talento!!!

    BuzinAqui Cultura | Facebook
    facebook.com/people/BuzinAqui…/100003765584506

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook