01/11/2011 - 11h17

Texto e Contexto sobre Mobilidade Urbana x Transporte Coletivo e suas nuances

A  mobilidade é um fator essencial para todas as atividades urbanas e como tal pode influenciar  benéfica ou prejudicialmente os individuos, as atividades economicas e  até regiões inteiras de uma cidade. Além disso, a mobilidade é determinante para o desenvolvimento economico e para a qualidade de vida, promovendo a inclusao social e o equilibrio no uso do espaço urbano e todos os serviços publicos.

As condições de mobilidade são afetadas diretamente pelo espaço urbano em função das vias, calçadas, das redes regulares de transporte urbano, do preço e da qualidade de seus serviços. Este conjunto de fatores determina a cidade em que vivemos: uma cidade socialmente  inclusiva, voltada para as pessoas, ou exclusiva,  centrada em veiculos e máquinas.

A mobilidade urbana sustentavel é a proposta de uma nova cultura que promova a utilizaçao do espaço publico, priorizando o serviço de transporte coletivo diferenciado  com  o desenvolvimento de excelencia dos profissionais que atuam e que venham a atuar nesse segmento complementado com o nível de excelencia na qualidade dessa prestaçào de serviços.

A Governança de um Estado ou Cidade deve acompanhar o ritmo das mudanças, abrir os olhos para esse novo momento, para não correr o risco de ficar no meio do caminho, para adaptar seu plano diretor aos novos tempos e evitar até o sucateamento dos modelos atuais, priorizando os investimentos não somente nas inovações tecnológicas, nos modernos equipamentos, como também no elemento humano, pois é notório  que profissionais capacitados e motivados como também clientes satisfeitos são a base de sucesso de qualquer organização. Isso tudo alinhado com uma avaliação crítica sobre o custo x beneficio do investimento, definindo a medida exata que  dará equilibrio aos atores envolvidos.

A Visão  Estratégica  da estruturação/modernização da Governança deve estar alinhada ao Planejamento Estratégico ou Plano Diretor que norteia investimentos, necessidades, metas e resultados, e se inexistente, deve como tarefa primeira contribuir para a imediata discussão, análise e definição do modelo do negócio.

A Visão de Futuro que devemos construir com o projeto  de Mobilidade Urbana, seja com Monotrilho, BRT  ou outro modelo mais adequado, deve ter como objetivo maior humanizar a cidade, melhorar o atendimento, valorizar a trajetória e mudar a historia desse serviço agregando valor economico à operação, satisfazendo aos usuários, principal cliente desse serviço.

 

Contexto: transporte coletivo, um serviço essencial

A importancia do transporte de passageiros para a eficiencia econômica e mobilidade da população é condição de negócio, emprego, renda, cidadania e lucratividade.

O Serviço de transporte coletivo público é um serviço essencial para qualquer sociedade e sua economia. Garantir a eficaz movimentação de pessoas permitindo que alcancem seus destinos dentro de um padrão de qualidade deve ser o objetivo de qualquer sistema.

O crescimento urbano acelerado e desestruturado, ineficiente planejamento e gestão dos sistemas de transporte de passageiros, instabilidade da legislaçao, transportes alternativos, queda da qualidade de vida e meio ambiente, exige imperiosa ação de mudança por parte dos governantes e administradores.

São diversas as  situações que evidenciam a  necessidade de melhoria do modelo:

– O crescimento da frota de veiculos particulares e facilidade de sua aquisição;

– a elevação da renda de alguns segmentos com uma ampliaçao de viagens por habitantes nos veiculos particulares;

– a mudança na localização, nos horarios e procedimentos de trabalho em niveis urbano e regional;

– o aumento do desemprego e ocupações informais;

– a falta de priorização do transporte publico, tanto em qualidade quanto em quantidade;

– a disseminação do transporte clandestino e alternativos;

– o crescimento  implacável dos moto-táxis

Mantidas as condiçoes atuais, o transporte de passageiros comprometerá a eficiencia economica, a mobilidade e a qualidade de vida da população.

Outtros aspectos  e impactos relevantes devem ser analisados nesse cenário:

Quais os aspectos positivos hoje identificados no modelo atual e seus atrativos?

Quais os impactos sobre os serviços da mudança da infraestrutura urbana?

Quais acontecimentos exigem mudanças profundas no serviço de transporte de passageiros e serão  fatores  determinantes para implantação de novos modelos , senão vejamos:

  • Eventos de massa – copa 2014
  • Crescimento populacional da cidade de Manaus nos proximos 10 anos
  • Expansão geográfica, Novos bairros e Região Metropolitana
  • Novas tecnologias no transporte urbano
  • Concorrencia –  novos  COMPETIDORES
  • Modelos de gestao  publico ou privado

Todos esses fatores estão inseridos no processo de modernização e desenvolvimento de uma cidade,  e devem ser pensados como um Modelo Maior de sustentaçao e sustentabilidade continuada sem necessariamente ser exigencia de um evento único, a Copa 2014.

A questão macro é  a motivação da continuidade para que todos compreendam a parcela que cada um vai contribuir nesse processo e o que efetivamente terá de beneficio como cidadão e partícipe principal do processo.

4 comentários para “Texto e Contexto sobre Mobilidade Urbana x Transporte Coletivo e suas nuances

  1. francinete lira disse:

    preciso fazer um trabalho sobre mobilidade urbana em relação aos cadeirantes, gostaria de encontrar artigos relacionados ao assunto vc. poderia me dá uma luz.

    OBRIGADA

  2. Solução racional para o transporte coletivo
    Transporte coletivo vem sendo um dos problemas mais sentidos pela população do Brasil e origem de reações violentas, perturbadoras da ordem pública. A tarifa zero é perfeitamente justificável para quem necessita deste recurso para usufruir o direito constitucional de liberdade de locomoção. Torna-se, entretanto, muito injusta se usufruída por quem dela não necessita. Praticar o transporte gratuito através de empresas estatais tem sido um erro que não precisa ser novamente testado para se confirmar. Transporte é uma prestação de serviço e não um negócio para gerar lucro ou ser custeado por impostos gerais, pois estes são socialmente injustos. Partindo desta concepção, elaboramos uma alternativa para solução racional deste problema e sugerimos o acesso ao blog http://nossobrasilja.blogspot.com.br/ no qual está apresentada e disponível para ser implantada.

  3. Oderlane disse:

    Adorei, muito bem explicitado o conteúdo e me deu bastante bases argumentativas para compor minha redação.
    Agradeço deste já!

  4. escelente disse:

    o uso do ônibus BRT talvez seja mais econômico, o custo por km segundo as estatísticas é 20% do metrô.

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