31° 26° Manaus, AM
18/08/2011 - 15h57

Arquibancadas da Arena da Amazônia começam a ser montadas

Começou a montagem dos degraus pré-moldados de concreto armado da arquibancada da Arena da Amazônia. A construtora Andrade Gutierrez, responsável pela execução da obra, realizou com êxito o teste de montagem do primeiro degrau, nesta semana, e agora dará continuidade aos trabalhos para completar o primeiro nível de degraus do anel inferior de arquibancada do lado leste da Arena (próximo da avenida Constantino Nery).

A montagem das arquibancadas vai até janeiro de 2013

As estruturas de concreto das arquibancadas (degraus e vigas inclinadas) começaram a ser fabricadas em abril, no canteiro central da construtora. Até agora, 16,72% (414 de um total de 2.475) das peças de degraus e 43% das vigas inclinadas (46 de um total de 108) foram fabricados. O peso das peças de degrau varia entre 6 e 10 toneladas e o das vigas, entre 9 e 10 toneladas. Esta fase de fabricação e montagem das estruturas de concreto é uma das mais importantes da obra e se estende até janeiro de 2013. Um guindaste/grua de 60 metros e alta capacidade auxilia nos trabalhos.

As fases de terraplenagem, já executadas em 99%, e fundações, com 79%, continuam em andamento no lado oeste, mais próximo do Centro de Convenções – Sambódromo, e deverão ser finalizadas até janeiro próximo.

Atualmente, a obra da Arena conta com 878 funcionários e mantém um ritmo de contratações de 100 novos trabalhadores por mês, até o pico da obra, previsto para janeiro de 2012.

Certificado de Qualidade - A Arena da Amazônia é o primeiro estádio das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 a obter a certificação nas normas ISO 9001, que atesta a qualidade no atendimento de normas técnicas; ISO 14001, com referência a normas de meio ambiente; e OHSAS 18001, que trata do sistema de gestão da qualidade com foco nas áreas de saúde e segurança ocupacional. A certificação foi concedida pelo Bureau Veritas Quality International (BVQI), órgão internacional líder mundial em certificações, credenciado pelo Inmetro. O BVQI concluiu a segunda etapa da auditoria das obras da Arena da Amazônia no último dia 10 de agosto.

Com a certificação na norma ISO 14001 a Arena da Amazônia cumpre um passo importante para a conquista do título de ‘Arena Verde’ a ser concedido pelo Green Building Council, responsável pela certificação LEED (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental), destinada a construções sustentáveis.

Desde a desmontagem e demolição do antigo Estádio Vivaldo Lima, a Arena da Amazônia já vem cumprindo etapas com esse objetivo: 95% dos materiais oriundos da desmontagem e demolição do antigo Estádio Vivaldo Lima foram reaproveitados, meta muito acima do exigido para o LEED, que requer 75%. Exatos 2.850 metros cúbicos de materiais variados (louças, assentos, traves etc.), 23.853 metros cúbicos de concreto (que foi britado e reaproveitado) e uma estrutura metálica de 681 toneladas foram reaproveitados, deixando de sobrecarregar os aterros de Manaus.

O compromisso de obter a certificação LEED para a Arena da Amazônia foi assumido pelo Governo do Amazonas no caderno de encargos para sediar a Copa do Mundo em Manaus e é uma das ações que contribuirão com o programa Green Goal da Fifa, que visa a realização de jogos limpos e amigáveis ao meio ambiente.

Sobre o projeto

A Arena da Amazônia será um estádio completamente novo na cidade de Manaus, construído no lugar do antigo Estádio Vivaldo Lima. Com projeto inspirado na floresta amazônica, a nova Arena terá cobertura em estrutura metálica com design arrojado e semelhante a de um cesto de palha.

A obra, no valor de R$ 499 milhões, é financiada com recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES (75%) e contrapartida do Governo do Amazonas (25%) e está sendo executada exclusivamente pela Construtora Andrade Gutierrez. Os trabalhos começaram em julho de 2010 e deverão ser concluídos em junho de 2013.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Facebook